sábado, 31 de julho de 2010

MOÇAMBOLA-2010 - Desportivo e Costa do Sol procuram fôlego intramuros

Numa altura em que faltam realizar 11 jornadas, o Desportivo e o Costa do Sol, equipas que “a priori” eram tidas como favoritas ao título, estão muito longe de justificar tal estatuto. Os “alvi-negros” ocupam a quinta posição com 20 pontos, os “canarinhos” em piores lençóis estão posicionados em oitavo com 18 pontos. Se se lançar um olhar para os 36 pontos amealhados pelo Ferroviário de Maputo, líder do Moçambola, dá para perceber que o título não passa de simples miragem para este duo de gigantes do panorama futebolístico nacional.

Mas este fim-de-semana ambos os conjuntos apresentam-se nos seus redutos: as “águias” hoje diante do Ferroviário da Beira e o “canário” amanhã frente ao FC Lichinga, e têm uma boa oportunidade para triunfarem e fazerem as pazes com os seus adeptos.

A avaliar pela qualidade dos adversários de ambos os “colossos”, o Costa do Sol é o que tem a vida mais facilitada. O FC Lichinga não tem tido muitas dificuldades para vencer fora de portas e em solo “canarinho” não se aventa a possibilidade de inverter essa tendência.

Este facto contrasta com a força exibida pelos pupilos de Mandigora quando se exibem perante o seu público. Não só tem realizado boas exibições como têm aplicado algumas goleadas. Sublinhe-se os 4-0 frente ao HCB.

Já a missão do Desportivo antevê-se complicada. Os “locomotivas” da Beira têm por hábito fazer boas exibições dentro e fora de casa. Embora estejam aquém da regularidade de outras épocas, a equipa do brasileiro Alex Alves deve ser levada a sério pelos pupilos de Uzaras Momed, que vêm de uma derrota com o Maxaquene, seu eterno rival.

Após o segundo lugar alcançado na época passada, as “águias” têm pautado pela irregularidade e só com uma mudança radical na forma de abordar os jogos pode catapultá-los para outros voos.

Mas se no sul do país os olhares dos adeptos do futebol estarão centrados naquilo que Costa do Sol e Desportivo podem fazer, já no centro os desafios HCB-Ferroviário de Maputo e Sporting da Beira-Maxaquene prendem as atenções. No norte realiza-se o Ferroviário de Pemba-Liga Muçulmana, um despique não menos importante.

Os “muçulmanos”, em segundo lugar, a dois pontos dos “locomotivas”, continuam a ameaçar a liderança e nesta ronda até podem acalentar esse sonho, visto que o bicampeão tem uma deslocação difícil ao Songo, um terreno em que o público funciona verdadeiramente como décimo segundo jogador.

Noutros jogos da ronda, o Vilankulo FC e Matchedje recebem o Atlético e Textáfrica, respectivamente.

Sem comentários: